quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coca-Cola light plus

A Coca-Cola Company no Brasil, lançou a Coca-Cola light plus, uma versão com vitaminas B3, B6 e B12, minerais (magnésio e zinco) e com baixas calorias, que substituirá a Coca Light no mercado brasileiro (será que por isso que há uns tempos do outro lado do oceano já só se encontrava Coca-Cola Zero??).
O lançamento oficial foi na São Paulo Fashion Week, no dia 17 de Janeiro.
 
A Coca-Cola light plus inova também nas embalagens, com uma versão mais moderna de lata: a sleek de 310 ml, com design especial, mais fino e alongado.

Há quem acredite que os refrigerantes diet, light, zero e as novas águas levemente gaseificadas como H2O, não engordam, porém, mesmo possuindo um baixo teor de açúcar, eles podem influenciar negativamente em uma dieta.

Os problemas dos refrigerantes diet, light, zero e das águas, estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio, que oferece riscos para saúde (não podemos esquecer os AVC's e a HTA). Geralmente estes não estão reduzidos na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar na produção do refrigerante, é necessário aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar, e o sódio em excesso provoca a famosa retenção de líquidos (que atormenta muitas mulheres), e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo.

Uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg, e das águas de 12mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio). A dose diária recomendada de sódio é de cerca de 1,5g por dia, isso para pessoas que não são hipertensas.

Refrigerante faz mal à saúde?

Refrigerantes devem fazer parte de uma dieta saudável, se for composta por diversos tipos de alimentos, como cereais, frutas, verduras, lacticínios, carnes, pães, em quantidades compatíveis com o gasto calórico da pessoa. O consumo exagerado de refrigerante impede a absorção de algumas vitaminas e minerais, principalmente do cálcio. Quem consome muito refrigerante não tem uma mineralização dos ossos adequada e pode sofrer, facilmente  fracturas nos ossos. Mas tudo está ligado à quantidade do que é consumido: beber, sem exageros, não faz mal.

Refrigerante pode viciar?
Os refrigerantes compostos por cafeína tais como à base de cola e guaraná, sim. A cafeína é um estimulante e em contacto com o sódio e o potássio entra ainda mais rápido na corrente sanguínea. Por isso também não é recomendado consumir em horários próximos ao repouso.

Refrigerante ou sumo?

Depende se o sumo é natural ou não. O refrigerante e o sumo artificial são pobres nutricionalmente, sendo então considerados produtos com calorias vazias. Dessa maneira devemos dar preferência aos sumos naturais, que são mais nutritivos e saudáveis e óptimas opções para um lanche.

Um copo de refrigerante possui menos calorias do que um copo de sumo de laranja?
Um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de sumo de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente, apenas calorias e o sumo de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas com a má nutrição (não estou a falar de desnutrição...isso é para outra conversa!).

E quanto aos nutrientes presentes nesta nova Coca-Cola?
A vitamina B3 é essencial para a estrutura e funcionamento da pele. A vitamina B6, por sua vez, é importante para o metabolismo de proteínas e ferro, enquanto a vitamina B12 contribui na formação de células sanguíneas, entre outras funções. O magnésio contribui para a formação da matriz óssea e dental. Já o zinco é essencial para o funcionamento do sistema imunitário.

Existe diferença entre os refrigerantes light e diet?

No caso específico de refrigerantes, não há diferença. Ambos não podem conter açúcar adicionado e este é substituído por adoçantes como o aspartame, o esteviosídeo, a sucralose, o acesulfame K, a sacarina e o ciclamato.

Os refrigerantes causam celulite?

Não há estudos que comprovem a relação entre o aparecimento de celulite e o consumo de refrigerantes, porém sabe-se que numa dieta desequilibrada, o consumo excessivo de açúcares e gorduras, a ingestão insuficiente de água e fibras, o sedentarismo e o factor genético estão relacionados com o aparecimento do problema.


2 comentários:

Blog Saude e Cidadania disse...

Êste artigo é deveras interessante. A sua abordagem é objetiva e as informações que vc nos passa são bastante úteis. Estou tentado a reproduzí-lo no Blog Saúde e Cidadania e necessito de sua autorização (e-mail). Não tenho publicidade de qualquer natureza e , de um modo geral, preservo toda a estrutura do texto e publicidades do blog de origem.Aguardo- oldecir

nuno guerreiro disse...

É incrível a quantidade de produtos supérfluos que as grandes marcas nos põem à disposição, e sem os quais, provavelmente, passaríamos bem. Para complicar o Marketing cria embalagens atractivas e cheias de cor. É que os olhos também comem.