terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Qual a melhor temperatura de uma bebida durante um treino ou competição??

A temperatura das bebidas tanto em treino, como em competição é algo que deve ser tido em consideração, ao contrário do que acontece frequentemente em que ter água fria, quente ou assim-assim se acha que é indiferente...

Durante a prática de exercício físico, em condições ambientais quentes é preferível consumir bebidas frias - esta consideração é algo natural, uma vez que a ingestão deste liquido servirá para não só para rehidratar, como também para arrefecer o organismo.
Para além disso, geralmente, os atletas e desportistas preferem as bebidas frias por adquirem melhor paladar, aqui referindo-nos a bebidas isotónicas, sendo que a temperatura mais adequada rendará os 5-10ºC.
No entanto a tolerância para consumir bebidas frias, especialmente em maiores quantidades, sem originar distúrbios gastrointestinais tem que ser estudada e verificada por cada um ao longo dos treinos...uma vez que é um factor que difere de individuo para individuo. E que quando não treinada e controlada pode levar a alguns distúrbios gástricos...é como os ténis...convém experimentar antes da prova, se não podem fazer bolhas...

Agora, será que o contrário também pode ocorrer? Será que eventualmente e em determinadas ocasiões a temperatura das bebidas deverá ser aumentada?

A resposta é sim. Desde que aquecidas, a uma temperatura a que possa ser consumida rapidamente e que esta não retarde o esvaziamento gástrico, nem afecte a termoregulação.
É importante ainda que o aquecimento da bebida traga algum beneficio psicológico ao atleta fatigado num clima frio.

Há ainda artigos que referem os 8 - 14ºC como sendo a temperatura ideal da água durante a prática de exercício físico.

Uma vez mais, como já referi em relação a alguns itens da alimentação...tem sempre que ser "provado" em treino...e não há uma solução mágica e universal!

1 comentário:

Unknown disse...

Boas sugestões Inês.
Habitualmente prefiro bebidas frescas, mas se estiver muito frio, à temperatura natural.