quinta-feira, 13 de maio de 2010

100kcal de óleo engordam a mesma coisa que 100kcal que açúcar?

 Quem não se lembra das famosas perguntas de 3ª Classe:
1 - 100kg de chumbo pesam a mesma coisa que 100kg de algodão?
2 - Um carro a 100km/h anda à mesma velocidade que uma tartaruga a 100km/hora?
3 - um navio de 100m tem o mesmo comprimento que 100m de palitos?
4 - 100kcal de óleo engordam a mesma coisa que 100kcal que açúcar?
Se respondeu SIM a todas as perguntas acima, está na hora de rever seus conceitos...
Excepto para a pergunta número 4, para as demais, a resposta é obviamente que sim. 
Entretanto, 100kcal de óleo engordam MENOS que 100kcal de açúcar. 
Poderíamos ainda dizer que 100kcal de batatas fritas engordam mais que 100kcal de amoras, ou que 100kcal de pizza engordam mais que 100kcal de alface ou que 100kcal de arroz engordam mais que 100kcal de carne.
Onde está o mistério, o segredo destas diferentes "calorias"?
A diferença está no efeito metabólico que é gerado pelo alimento. Quando digerimos, cada tipo de nutriente ou alimento gera um gasto energético diferente. Tal acontece porque, para digerir, queimamos calorias. 
Assim, para digerir proteínas (carnes, ovos, peixes, aves, etc.) queimamos mais calorias do que para digerir alimentos onde predominam os hidratos de carbono (como arroz, massa, batata, etc.). 
Na tentativa de digerir as fibras, o sistema gastrointestinal também acaba "passando trabalho", o que resulta em nada ("muito pouco, na verdade, já que fibras têm apenas 1 a 2 kcal por grama, e assim, alimentos mais fibrosos, como as verduras folhosas por exemplo, podem até contar como calorias "negativas" já que podemos até perder calorias (gastamos mais do que ganhamos) ao comê-las.
Pois é...Observe então aquelas pessoas que "n-ã-o c-o-n-s-e-g-u-e-m e-m-a-g-r-e-c-e-r"!!! No seu prato normalmente vemos uma pequena quantidade de legumes ou vegetais, pouca quantidade de proteína, quase nada de gordura, e um boa porçãozinha de hidratos de carbono (arroz com feijão ou batatas, por exemplo). Tudo em nome das "poucas" calorias, e do prazer à mesa. No entanto, o resultado: ZERO. 
Poucas calorias, pouco emagrecimento.
Aliás, qual a primeira resposta do corpo quando percebe que estamos a comer MENOS calorias? GASTA MENOS!!

Sem comentários: