segunda-feira, 24 de maio de 2010

Deco - Pastéis e rissóis congelados com falta de higiene

por Lusa


A Associação de Defesa do Consumidor testou 16 marcas de pastéis de bacalhau e 14 de rissóis de camarão congelados e o "cenário é de cautela": problemas de conservação e higiene eliminaram uma marca e
penalizaram seis.

Tanto os pastéis como os rissóis são pré cozinhados e foram submetidos a um tratamento térmico, o que reduz a quantidade de microrganismos.
Ainda assim, a Deco encontrou "produtos muito contaminados", segundo um estudo que vai ser publicado na revista Proteste.

"Mesmo sem um perigo imediato para o consumidor, revela o mau desempenho em termos de conservação e higiene", acrescenta.

Face ao último estudo, há mais de 10 anos, os resultados foram piores, apesar de todos os meios ao serviço da indústria e as práticas de controlo obrigatórias.

Segundo a Deco, metade das amostras de pastéis de bacalhau continham pelo menos vestígios de outros peixes e, nos rissóis, o recheio e o camarão nem sempre eram abundantes.

"Os glutamatos, aditivos associados à síndrome do restaurante chinês, dispensáveis e enganadores nos alimentos, e usados por muitos fabricantes, são outra nota negativa", salienta.

Tal adição, permitida por lei, nem sempre foi assinalada no rótulo, refere a Proteste, que condena esta adição e defende que a lei geral sobre aditivos tem de ser menos permissiva, pois "tolera mais aditivos e em número, alimentos e quantidade do que deveria".

A Deco já denunciou esta situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e exige ao Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas "legislação mais completa ao nível da microbiologia e a inclusão de mais alimentos".

A marca de rissóis "O Fofinho" foi eliminada devido a falhas de conservação e higiene, pelos valores elevados de Estafilococos, susceptível de produzirem toxinas resistentes à fritura.

Seis amostras foram penalizadas também por não corresponderem aos padrões de qualidade microbiológica. Foram ainda encontradas variações entre o peso anunciado e o medido, tanto por excesso, como por defeito.

Todas as amostras obtiveram boas prestações na quantidade de gordura, mas alguns pastéis e rissóis continham quantidades significativas de sal.

Anualmente, são vendidos em Portugal mais de 3,5 milhões de quilos de rissóis de camarão e pasteis de bacalhau congelados.


--
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1577192

Sem comentários: