segunda-feira, 9 de novembro de 2009

8 motivo para ir ao nutricionista para além de perder peso



"Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio o teu alimento"- Hipócrates.



Aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cancros poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável . Para além de eliminar os quilinhos extras, existem inúmeros motivos para visitar um especialista. Alguns motivos são destacados abaixo:


1. De olho na saúde:Um prato de comida balanceado, rico em nutrientes, com uma distribuição correcta de hidratos de carbono, proteínas, lípidos, fibras e minerais, é capaz de diminuir o risco de enfartes, de doenças crónicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o cancro.


2. Criança que come bem:  Um nutricionista pode contribuir directamente para o desenvolvimento de uma criança, bem como para a sua educação alimentar. As necessidades de cálcio (que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes) , e o ferro (fundamental no combate da anemia) aliados a um bom menu, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável. 



3. Bem com a balança: Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar a comer de uma forma correcta, ou seja, os quilos não voltam. O nutricionista é o único profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, além de colaborar para eliminar o problema da obesidade.


4. Gravidez saudável: O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o aparecimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional e até problemas como a má formação do feto.


5. Energia a mil: sentindo cansado ou sem pique para realizar as actividades do dia a dia? Dê uma boa olhada ao frigorifico, os armários da cozinha e, por fim, o prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de hidratos de carbono, que na dose certa, não oferecem risco para a dieta.


6. Actividade física: Outro beneficio da nutrição está totalmente relacionado com a prática de actividade físicas. Praticantes de actividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional.


7. Prazer em comer bem: Está com medo que sua alimentação fique restrita a um grupo de alimentos sem graça depois da visita a uma nutri? O nutricionista não proíbe nenhum alimentos. O que fazemos é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente.


8. Terceira-idade tranquila: O idoso apresenta um quadro nutricional particular pelas alterações fisiopatológicas e para minimizar é necessário um bom acompanhamento.


É importante ressalvar que todas as pessoas do mundo (é para ser exagerado mesmo!) têm a certeza que sabem o que devem comer para ter uma alimentação saudável ou para perder peso. Mas, todas essas pessoas apenas acham que sabem de alimentação. O papel do nutricionista é complexo e quando bem feito e com responsabilidade deve ser adequado a cada pessoa, caso e crença!

Faltam muitas razões...mas já ficam 8! As mais comuns!



Por isso, pratiquem uma alimentação saudável!

Sem comentários: