"Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio o teu alimento"- Hipócrates.
Aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cancros poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável . Para além de eliminar os quilinhos extras, existem inúmeros motivos para visitar um especialista. Alguns motivos são destacados abaixo:
1. De olho na saúde:Um prato de comida balanceado, rico em nutrientes, com uma distribuição correcta de hidratos de carbono, proteínas, lípidos, fibras e minerais, é capaz de diminuir o risco de enfartes, de doenças crónicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o cancro.
2. Criança que come bem: Um nutricionista pode contribuir directamente para o desenvolvimento de uma criança, bem como para a sua educação alimentar. As necessidades de cálcio (que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes) , e o ferro (fundamental no combate da anemia) aliados a um bom menu, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável.
3. Bem com a balança: Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar a comer de uma forma correcta, ou seja, os quilos não voltam. O nutricionista é o único profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, além de colaborar para eliminar o problema da obesidade.
4. Gravidez saudável: O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o aparecimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional e até problemas como a má formação do feto.
5. Energia a mil: sentindo cansado ou sem pique para realizar as actividades do dia a dia? Dê uma boa olhada ao frigorifico, os armários da cozinha e, por fim, o prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de hidratos de carbono, que na dose certa, não oferecem risco para a dieta.
6. Actividade física: Outro beneficio da nutrição está totalmente relacionado com a prática de actividade físicas. Praticantes de actividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional.
7. Prazer em comer bem: Está com medo que sua alimentação fique restrita a um grupo de alimentos sem graça depois da visita a uma nutri? O nutricionista não proíbe nenhum alimentos. O que fazemos é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente.
8. Terceira-idade tranquila: O idoso apresenta um quadro nutricional particular pelas alterações fisiopatológicas e para minimizar é necessário um bom acompanhamento.
É importante ressalvar que todas as pessoas do mundo (é para ser exagerado mesmo!) têm a certeza que sabem o que devem comer para ter uma alimentação saudável ou para perder peso. Mas, todas essas pessoas apenas acham que sabem de alimentação. O papel do nutricionista é complexo e quando bem feito e com responsabilidade deve ser adequado a cada pessoa, caso e crença!
Faltam muitas razões...mas já ficam 8! As mais comuns!
Por isso, pratiquem uma alimentação saudável!
Faltam muitas razões...mas já ficam 8! As mais comuns!
Por isso, pratiquem uma alimentação saudável!
Sem comentários:
Enviar um comentário