sábado, 14 de novembro de 2009

GORDURA TRANS


O que são?
 As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades desse tipo de gordura.

Para que servem?
As gorduras trans, quando destinadas a alimentos produzidos a nível industrial, são formadas durante um processo de hidrogenação que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.

Qual o seu impacto na saúde?
Gordura trans age como a gordura saturada ao elevar o nível da lipoproteina (concentração endoplasmática) de baixa densidade no sangue (LDL ou "mau colesterol"), isso faz com que os níveis de absorção da proteína de alta densidade HDL e o colesterol sejam pasteurizados, sendo que esta é responsável pela remoção de LDL do sangue. Isso aumenta a probabilidade de aparecimento de uma placa de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar enfarte ou derrames cerebrais.

Está associada também à obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos. Sabe-se pouco sobre como a gordura trans é incorporada no tecido cerebral do feto e membranas celulares.
Acima de tudo, não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.

Gordura Hidrogenada é o mesmo que gordura trans?
A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. Devido às suas características, este tipo de gordura melhora a palatibilidade e textura, e aumenta a vida de prateleira dos produtos, por isso é muito utilizada na indústria. A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.

A gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.

Quais alimentos são ricos em gordura trans?
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados - como gelados, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.

Como podemos controlar o consumo?
A leitura dos rótulos dos alimentos, quando bem elaborada e bastante descritiva, permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir daí, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, e principalmente que não as contenham.

Como é declarado o valor de gorduras trans nos rótulos dos alimentos?
O valor é declarado em gramas presentes por porção do  alimento. A percentagem do Valor Diário Recomendado (%VDR) de gorduras trans não é declarada porque não existe requerimento para a ingestão destas gorduras, ou seja, não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
  
(*) A quantidade de gordura trans é declarada somente em gramas porque não há valor diário estabelecido. Assim, para saber se um alimento é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. É importante também verificar a lista de ingredientes do alimento. Através dela é possível identificar a adição de gorduras hidrogenadas durante o processo de fabricação do alimento.


Como evitar o seu consumo?


Utilizar preferencialmente óleos vegetais ou azeite para cozinhar em vez da margarina ou outras gorduras saturadas, como a manteiga;




Evitar as refeições de confecção rápida;

Consumir mais alimentos naturais e saudáveis e diminuir o consumo de produtos processados e ricos em gordura, como as batatas fritas ou até mesmo as bolachas;

Ler a informação nutricional dos alimentos para verificar se contêm este tipo de gordura.

Sem comentários: