domingo, 8 de novembro de 2009

Ginásio à hora de almoço...só se almoçar...



 Muitas vezes a hora de almoço é utilizada para a visita diária ao ginásio, para muitos é a única altura livre ao longo de um dia cheio de trabalho para se dedicarem ao exercício físico... 

A boa intenção esbarra na correria diária: muita gente renuncia ao almoço  o que não é nada bom.

O jejum de mais de 3 horas é prejudicial pois o organismo começa a consumir a massa magra (musculo) como forma de obtenção de energia, o que aumenta o risco de lesões.

Qualquer hora é hora para realizar exercício físico, porém é necessário ter uma boa alimentação para obter bons resultados. Alguns estudos dizem que o melhor horário de rendimento físico é das 17h às 19h (?), mas como nem todos conseguem é melhor fazer qualquer horário do que não fazer.


Algumas dicas de alimentação:


- Deixe o almoço para depois do exercício pois o organismo entra em processo de recuperação. Não abuse de alimentos gordos e coma carnes magras (frango, peixe, peito de peru), saladas e hidratos de carbono (massa, arroz, batata, grão ou feijão...). 
Quanto à carne vermelha devemos ter cautela por ter mais gordura, prefira uma pedaço pequeno e magro.

- Se transpira muito comece com exercícios aeróbicos e finalize com alongamento.

- Comer de 3 em 3 horas, fazendo pequenos lanches entre as grandes refeições (iogurtes, frutas, sumos) ajuda a evitar tonturas, enjoos, quebras de pressão e desmaios.

- Quem pratica actividade física mas não é atleta dificilmente precisa fazer uso de suplementos nutricionais.

- Deve ser feito um lanche 20 minutos antes do exercício, como frutas e algum alimento integral (uma barra de cereais!).

- A ingestão de água ajuda na manutenção do organismo além de hidratar e repor líquidos perdidos na transpiração.



Bom Treino !

Sem comentários: