sexta-feira, 13 de março de 2009

Existe algum regime alimentar perfeito?

Eu gostava muito de dizer que sim, mas…Infelizmente a resposta é um “não” categórico. Quem conseguir definir tal regime/dieta seria provavelmente nomeado para Nobel... Cada um de nós tem as suas preferências alimentares. Por este motivo, é muito importante que quem trabalhe nesta área considere que a disponibilidade de diferentes regimes de emagrecimento constitui uma vantagem, desde que os princípios de segurança para a saúde sejam respeitados, incluindo a alimentação e manutenção de peso a longo prazo. Assim sendo, quais são os requisitos de segurança?

  • A ingestão mínima diária de proteína deve ser de 50g. Na realidade, o limite mínimo actual é inferior, mas, na opinião dos especialistas, a nível internacional, a margem extra é considerada importante.
  • A ingestão mínima de gordura é de cerca de 7g/dia, de forma a assegurar o consumo adequado de ácidos gordos essenciais e estimular o fluxo biliar (e até a flexibilidade das membranas celulares…lembro-me de me perguntarem isso em exame…).
  • Com uma alimentação que forneça um aporte abaixo das 1400kcal por dia, é praticamente impossível manter, a longo prazo, as reservas de vitaminas e minerais necessários ao organismo.
  • Tendo em conta que existe uma perda significativa de água durante os regimes de emagrecimento, o consumo de bebidas não calóricas deve ser elevado.

Com estes simples princípios básicos, será fácil cumprir um regime de emagrecimento? Mais uma vez a resposta a esta questão é “não”. Cumprir uma dieta de emagrecimento é uma luta constante, no entanto seguir as seguintes sugestões pode ajudar:

  • É importante, desde o início, não colocar as expectativas de perda de peso muito acima. Mesmo uma perda de peso de cerca de 5-10% minimiza significativamente muitos dos problemas de saúde. Perca peso de uma forma progressiva e moderada, como disse no post abaixo.
  • A força de vontade e a motivação são primordiais para o sucesso.
  • Muitas pessoas acreditam que os grupos de apoio e motivação individual podem ser muito úteis.
  • A prática regular de exercício físico ajuda substancialmente (já o disse várias vezes…). No entanto, muitas pessoas que sofrem de um excesso de peso, ou obesidade, sentem dificuldade em praticar o exercício físico suficiente capaz de exercer um impacto realmente positivo. Apesar de tudo, a actividade física deve ser sempre incentivada. Mesmo uma caminhada nem que seja de 15 minutos já é um grande principio!

Sem comentários: