quarta-feira, 11 de março de 2009

Maçã

É cada vez mais frequente ver a maçã como um alimento associado a saúde, boa alimentação, vida saudável, etc.
Um dos grandes benefícios desta fruta é o elevado nível de saciedade que esta oferece, sendo que para quem quer perder ou manter peso, esta sensação é extremamente importante! Para além da sensação de saciedade que oferece, ainda ajuda a reduzir a sensação de fome quando sentimos fome em alturas em que nos sentimos mais ansiosos.

Esta chamada fome por ansiedade, é uma das grandes preocupações de qualquer nutricionista quando acompanha um paciente, isto porque é algo que nós não conseguimos controlar e muitas vezes são estas "fomes" que provocam um aumento de peso razoável, ou que dificultam a sua perda. Assim como já disse num post anterior, é importante saber distinguir fome de vontade de comer!

A maçã possui inúmeras propriedades nutricionais, no entanto aqui vou debruçar-me apenas nas propriedades saciantes a maçã, a substância responsável por este benefício é a pectina.

A pectina é uma substância encontrada nas maçãs, que se transforma em uma espécie de gel não digerível, e que podemos encontrar principalmente nas suas sementes e na casca. Esta substância ajuda a que, uma vez que o bolo alimentar chega ao estômago e ao entrar em contacto com o suco gástrico aumenta o seu volume, desencadeando uma série de mecanismos nervosos que levam a informação ao cérebro, dando sinal de que está "cheio" e ai encontramos um sentimento de que não sentimos fome e estamos satisfeitos.

Assim, com a ingestão de apenas 53 calorias, por 100 gramas de maçã sentimo-nos bem! Com efeito inegável. Este alimento é muito útil e é essencial num Kit emergência para quando existe possibilidade de ocorrer uma sensação de fome ou de ansiedade.
Não posso deixar esquecer a importância de uma dieta à base de produtos naturais, tais como maçãs, outras frutas e vegetais, para que esta seja saudável e natural.

Sem comentários: