segunda-feira, 2 de março de 2009

Pirâmide da Actividade Física

Desde que entramos para a escola ou quase…ouvimos falar na nossa Roda dos Alimentos ou na mundialmente conhecida Pirâmide dos Alimentos.

Mas pouco ouvimos falar em actividade física

Infelizmente, em Portugal continua a dar-se muito pouca importância à actividade física…

As escolas continuam a considerar a chamada Educação Física uma actividade de segunda…Mas aqui tal como na alimentação a escola tem o seu papel, não quer isto dizer que a família se descarte de promover o desporto ou a educação para a actividade física…E tal como na alimentação, também este tipo de hábitos se aprendem de criança!

Assim, aqui fica uma ferramenta equivalente a famosa e conhecida Pirâmide dos Alimentos, a Pirâmide da Actividade Física criada para ajudar a compreender a frequência com que devem ser feitos os diferentes tipos de actividade física para promover a saúde e, assim, permitir um melhor planeamento da mesma.

Na base da pirâmide temos as actividades informais ou actividades do dia-a-dia. Este tipo de actividades, está mais relacionado com os comportamentos diários e pode facilmente ser modificado através de opções simples como usar as escadas em detrimento do elevador, dar um passeio a pé após o almoço ou até ir a pé tratar dos assuntos do dia-a-dia a pé ou tratar o jardim com regularidade.

No segundo patamar da pirâmide, encontramos actividades de carácter mais formal ou planeado, como é o caso da caminhada vigorosa, jogging ou desportos aeróbicos. Normalmente são praticadas com intensidades moderadas ou intensas e devem ser executadas 3-4 vezes por semana com uma duração entre 30-45 minutos, não necessariamente consecutivos.

Em plano menos destacado mas igualmente importante, encontram-se as actividades de força e de flexibilidade. Uma frequência de 2-3 vezes por semana são aconselhadas para estes casos. No treino de flexibilidade, devemos dar especial ênfase aos músculos bi-articulares, como é o caso da musculatura posterior da coxa e abdutores e também à musculatura peitoral.

Em relação ao período de inactividade, representado no topo da pirâmide, deve ser reduzido ao máximo.

Complementado estes conselhos, com uma alimentação regrada....e mais umas coisas, como o descanso que merecemos e umas boas horas de sono diariamente promovemos a nossa saúde e o nosso bem estar, tanto físico, como psíquico!

Sem comentários: