quarta-feira, 4 de março de 2009

Metabolismo



Todos ouvimos muitas vezes falar em “metabolismo”, na maioria das vezes como a causa do peso ir aumentando ou até do peso não aumentar, apesar de mais raramente!


Expressões como “o meu metabolismo é lento e por isso eu tenho mais facilidade em engordar” ou “o meu metabolismo não queima calorias como deveria”, para que não come e não perde peso, ainda temos a versão “metabolismo de Ferrari” para quem come, come, come e não consegue ganhar uma grama.


O metabolismo é o conjunto de reacções químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em anabolismo, que é a síntese (ou seja, formação de compostos), ou pode estar em catabolismo, onde há degradação de compostos. No processo de emagrecimento, o organismo está em fase de catabolismo.


Já o metabolismo basal (MB) ou taxa metabólica basal, é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todas as suas funções vitais, como o funcionamento dos órgãos.

Para sabermos a quantidade de energia que é devemos ingerirmos, temos que entrar no cálculo factores como o peso, a idade, o sexo e actividade física. O clima também poderá ter uma pequena participação no valor final (em temperaturas baixas, chegamos a ter uma diminuição do nosso MB de 10%!).Cada indivíduo possui o seu próprio valor de metabolismo, mais lento ou mais acelerado.

Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após o decurso do tempo, o organismo acomoda-se a essa restrição, requerendo menos energia para as suas funções vitais, o que provoca a diminuição do metabolismo. Nestas situações em que o metabolismo entra numa espécie de estagnação, devemos diminuir as calorias consumidas e/ou aumentar a actividade física, para que haja um maior gasto calórico.Para que o emagrecimento seja duradouro sem que o organismo impeça a perda de peso, a restrição calórica deve ser bem calculada e nunca inferior ao nosso valor de metabolismo basal.
Um plano alimentar composto por uma quantidade calórica abaixo do metabolismo comprometem o aporte de vitaminas e minerais bem como provocam mais facilmente uma estagnação do peso.
Dai que, quanto mais lento e equilibrada for a perda de peso, maior a garantia de sucesso da manutenção dessa mesma perda de peso.

Uma vez mais vou reforçar a ideia da importância do exercício físico, isto porque este eleva a velocidade do metabolismo durante o período em que é realizado, mantendo-o assim durante um bom tempo, ou seja, continuamos a despender mais calorias mesmo depois de terminar a actividade física. O exercício controla também a produção de insulina, responsável por regular a transformação de glicose e gordura em energia. Assim, é importante que a actividade física seja regular.

A prática regular de exercício físico também é importante para a perda de massa gorda e quanto maior for a percentagem de massa muscular, maior é o gasto calórico, independente do nível de actividade, da idade, etc.

A água…bem parece também ser um bem precioso nestas reacções, uma vez que a maioria das funções do corpo ocorrem na sua presença. A água é fundamental para transportar hormonas, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A sua falta desacelera o metabolismo!

Sem comentários: