segunda-feira, 9 de março de 2009

Nutricionista não é bruxo...

Já muitas vezes, amigos ou conhecidos me colocaram questões como “qual é o segredo para perder estes 5 Kg?” ou “o que é que eu como para reduzir o colesterol?”…

Estas questões não são fáceis de responder…

Para mim, para se poder ajudar alguém a reduzir ou a aumentar algum parâmetro do seu organismo, tem que se conhecer essa pessoa, tem que se saber que género de vida tem, como é a sua alimentação de forma profunda, etc…
Tem que se estabelecer uma certa relação entre as pessoas, para que se consiga ajudar quem nos pede ajuda a mudar!

Para mim um profissional de nutrição, não pode dar um plano pré estabelecido a um doente…cada pessoa é um mundo, cada um de nós tem os seus gostos, hábitos e vida! Por vezes têm que levar alguns ajustes, mas não pode ser a 100%...Temos sempre aqueles alimentos sem os quais não passamos, temos aqueles que não suportamos! É natural!!!!
Sim, mudar a nossa alimentação, exige um esforço, por vezes grande! Temos que mudar hábitos, horários, por vezes até a lista do supermercado!
Sim eu sei que nem sempre é fácil!
Mas vale a pena, quando aconselhados de forma correcta!

Um nutricionista, não é alguém a quem vamos pedir uns pozinhos de “prelimpimpim” que nos faz ficar melhor!
A nossa função é dar a conhecer os alimentos, a sua composição e alternativas aos nossos hábitos para nos tornarmos mais saudáveis! No fundo funcionamos como orientadores!
Não como bruxos para uma solução rápida mas pouco eficaz!

Sem comentários: