quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E porque vamos a meio da temporada das festas...

...Deixo uma entrevista à minha pessoa que foi publicada ontem no Diário de Noticias.

Aproveito este momento para agradecer a todos os que me têm ajudado a aprender, a conhecer, a estudar e a passar os meus conhecimentos ao próximo!
Clientes, amigos, parceiros, alunos, colegas, professores.


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal!... Com cuidado!

Uma vez mais ca estou a desejar um Feliz Natal!

Tendo em conta os exageros típicos desta época, não posso deixar de relembrar que hoje é um excelente dia para fazer uma caminhada...
Evite ficar todo o dia em frente à mesa! Ficar em frente à mesa varias horas seguidas é uma forma de se comer de mais!
Evite os fritos! Nao quero dizer..."nao coma!" Mas sim, coma muito pouco...prove!
Também os frutos secos e as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação!

Nao fique com o Natal reduzido a comes e bebes! Aproveite!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mitos e Verdade Sobre o Corpo Humano no Vocês na TV...Julho 2012

Aqui deixo o filme sobre os Mitos e Verdades Sobre o Corpo Humano na TVI em Julho de 2012 no qual participei com muito gosto.


Mitos e Verdades Sobre o Corpo Humano na TVI...

Desta vez foi deveras divertido! Fica um bom filme para ver este fim-de-semana!
Aqui fica o ultimo Mitos e Verdades sobre o Corpo Humano deste ano!

http://www.tvi.iol.pt/videos/13767156

Bom Fim de Semana!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mitos e Verdades...

Amanhã é dia de mitos e verdades no Você na TV...

Três questões interessantes serão abordadas.

Entretanto, fica o último programa em que participei para ir criando curiosidade...sobre os 3 novos temas!

http://www.tvi.iol.pt/programa/2015/videos/128760/video/13750867/5

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O outono e as frutas da época

Deixo o meu artigo que foi publicado a 15/11/2012 no Jornal Diário Oje:
http://www.oje.pt/lifestyle/saude-beleza/o-outono-e-as-frutas-da-epoca

Romãs, tangerinas, uvas, dióspiros são alguns dos frutos que não devem ser renegados da alimentação diária. Veja porquê...
Ooutono é uma estação do ano repleta de frutos bastante caraterísticos. Entre eles, destaque para as uvas, os dióspiros, as castanhas, marmelos, gamboas, algumas variedades de figos mais tardias, romãs, tangeras e algumas espécies de maçãs e peras. Para além dos predicados associados ao sabor e textura, também é frequente dizer-se que alguns destes frutos são hipercalóricos ou que são "muito ricos em açúcares".

De acordo com as tabelas de composição alimentar disponíveis, e seguindo as orientações que impedem que se reneguem alimentos, "não há frutos proibidos". Todos têm características nutricionais importantes e devem ser conhecidas. A título de exemplo:

- As uvas, desde há uns anos, ganharam má fama por se dizer que contêm enormes quantidades de açúcar. Porém, são extremamente ricas em fibra, contêm grandes quantidades de taninos e a sua casca é também rica em flavonóides, os quais, hoje em dia, são valorizados no vinho, mas esquecidos nas uvas. Estes compostos são importantes para a regulação do colesterol HDL (conhecido por bom colesterol) e têm uma ação anti-inflamatória relevante. Também na sua casca existe o resveratrol, um importante antioxidante que, para além de prevenir o envelhecimento ainda tem como caraterística evitar o desenvolvimento de cancro. Existem ainda evidências científicas que referem que o resveratrol é excelente na prevenção de doenças circulatórias, AVC e no desenvolvimento da placa de ateroma.

- Quanto ao dióspiro, mais um fruto controverso, em primeiro lugar, por 100 gramas possui 58 Kcal. Sabendo que 100 gramas de bolacha Maria possuem 436 kcal, assim se percebe que a troca tem inúmeros ganhos, do ponto de vista calórico. Este fruto, riquíssimo em vitamina A, folatos, caroteno e vitamina C e ainda em sódio, potássio, fósforo e magnésio, é uma excelente aposta nesta altura do ano!

- As romãs já na Grécia Antiga simbolizavam o amor e a fecundidade, consagrando-se a romãzeira à deusa Afrodite. Nutricionalmente, é considerada um excelente fitoterápico pela sua riqueza em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e potássio, além de ser um dos alimentos com maior teor de manganês. O seu sumo apresenta na sua composição, tal como nas uvas, alguns compostos fenólicos, como as antocianinas, quercitina, ácidos fenólicos e taninos.

Cada vez mais temos de deixar de contar calorias e passar a contar nutrientes! Mas, acima de tudo, é importante deixar para trás a ideia de que qualquer fruta é hipercalórica, porque nenhuma delas o é! Os alimentos hipercalóricos são os processados, os alimentos ricos em gordura ou em hidratos de carbono simples. O que não é o caso de nenhuma peça de fruta!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pipocas ao almoço...pipocas ao jantar...

Ontem houve sessão de cinema!
Claro está para ver o Richard Giraço...

E como quase sempre, tive direito a pipocas!
Dividimos um pacote médio pelos dois...devo confessar que se fosse o que me apetecia mesmo comia um pacote gigante sozinha...
Mas...
Não pode ser!
Apesar de as pipocas ao natural ou feitas em casa serem um fantástico snack (QUEM DIRIA!!!!), há que ter atenção que quando são de cinema possuem uma enorme quantidade de açúcar, ou sal! Ambos menos bons para  a saúde como todos sabemos!

Agora porque é um excelente alimento?

Já pensou na quantidade de fibra soluvel e insoluvel que possuem?
No fundo os grãos de milho são riquissimos em ambos os tipos de fibra...

Para além disso, segundo um estudo realizado por Joe Winson da Sociedade Americana de Quimica, as pipocas são riquissimas em polifenóis.

 Assim, fica a ideia...de que uma vez mais, apesar de serem consideradas "más da fita" no fundo são 100% integrais e riquissimas em polifenóis!


sábado, 20 de outubro de 2012

Nova "Relação" Profissional

Agora, para que trabalha ou vive na zona de Picoas, pode realizar consulta comigo na Bowen Lisbon Clinic.
A morada é:
 Rua Tomás Ribeiro, 6 -1 E
1050-229 Lisboa
www.bowenlisbonclinic.pt


Os dias de consulta são as 4ªs feiras à tarde.


É mesmo em frente ao Picoas Plaza!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comer menos para emagrecer...

Quem me conhece, quem já foi às minhas consultas, sabe que uma das coisas que eu muito defendo é que não é só o que comemos, mas também a quantidade do que comemos que tem que ser controlada, e muitas vezes é aqui que está a diferença!
Agora...por vezes algumas dicas são necessárias!

Aqui fica um artigo publicado no MSN Saúde sobre o assunto!
Dicas para quem comer menos!

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, uma vez mais, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação...



Hoje, talvez mais do que nunca, para além do que é a alimentação saudável ou mais adequada...quando pensamos numa vida abastada, talvez seja importante pensar numa alimentação saudável nos dias que correm, em que por vezes, mesmo ao nosso lado, existe alguém que tem dificuldade em colocar comida na mesa dos filhos.



Esta minha frase pode parecer um exagero, mas infelizmente todos sabemos que voltam a acontecer mesmo ao nosso lado situações bastante graves.



Não vale a pena alarmismos... O que é necessário mesmo é ajudar quem está mais próximo, para que se possa fazer uma alimentação saudável, quando aquilo de que se fala é de carência alimentar!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dietas para engordar...

Apesar de diariamente se falar em dietas para emagrecer, e cerca de 60% dos casos que me aparecem no consultório terem o emagrecimento como objectivo, também existem algumas pessoas que muito gostariam de ganhar uns quilinhos...

Muitas vezes esta tarefa é bem mais dificil do que a de perder peso...
Há muitos factores a ter em conta e outros tantos para controla...

Aqui fica um artigo no qual participei para a MSN Saúde que poderá interessar a quem queira ganhar algum peso!
Dietas para Engordar

Porque vale a pena tomar conta das nossas crianças?

Mais uma vez é publicado um estudo e artigo, que revela a importância dos cuidados a ter com a obesidade infantil...



Não apenas pelos problemas físicos (visíveis) e psicológicos (invisíveis à primeira vista) que tal acarreta, mas por pequenos pormenores que fazer uma grande diferença no seu dia a dia!

"Um estudo revelou que crianças obesas estão mais propensas a ter o paladar menos apurado. Cientistas alemães examinaram o paladar de 99 crianças obesas e 94 com peso normal, cuja idade média era de 13 anos, pedindo que tentassem identificar sabores em tiras de papel filtro e distinguissem entre doce, azedo, salgado, umami e amargo. Também foi pedido que as crianças avaliassem a intensidade dos sabores usando uma escala de 5 pontos.

As meninas saíram-se melhor que os meninos em distinguir os sabores e os mais velhos obtiveram pontuação melhor que os mais novos. Não houve diferenças entre etnias. A pontuação média das crianças obesas foi de 12,6, e das crianças com peso normal, 14,1, numa escala de 20 pontos – diferença significativa em termos estatísticos.

Numa escala de intensidade, todas as concentrações de sabor eram menos intensas para as crianças obesas.

«Acreditamos que é importante, principalmente para as crianças pequenas, experimentar sabores variados para estimular o paladar», afirmou Johanna Overberg, principal autora do estudo e pediatra do Hospital Infantil Charite, de Berlim. «É possível conseguir isso fazendo com que a criança experimente mais cedo e mais vezes alimentos diferentes.»

No Archives of Disease in Childhood, os autores afirmam que a razão para esta associação não está clara, mas sugerem que talvez a hormona leptina afecte tanto o peso corporal quanto as papilas gustativas."

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Moda do Pastel de Nata...

Desde que se tornou conhecido de todos que o pastel de nata é dos bolos que menos engorda (atenção...eu não disse que não engorda!!!!), que é cada vez mais procurado, e como todos sabemos, quando tal acontece a oferta também aumenta!

Mas, a meus ver, um pastel de nata, e já que é para a "engorda", deve ser crocante, estaladisso, doce mas não enjoativo, com um travo a canela e a baunilha.

Pois bem, como eu dizia, de há cerca de 2 anos para cá, cada vez mais aumenta a procura, e a qualidade, quer no sabor, quer nutricional, baixou drasticamente!

Este fim de semana, quiseram vender-me um pastel de nada ultracongelado, quase como se fosse a especialidade da casa! Algo muito genuino e saboroso!

Recusei, assim que me dei conta do que se tratava...o que escandalizou a senhora que defeendia tal produto como sendo muito saboroso...

O que eu tento transmitir aqui...é para quando quiserem consumir algo que saibam, que é rico em gorduras, açúcares e afins...que seja de boa qualidade...se tal não acontecer...esperem pela vez seguinte, pode ser que seja bem melhor e que acima de tudo, não fiquem com "problemas de consciencia..."

Claro está que normalmente este tipo de produtos contém maior quantidade de gordura trans, açúcar e um sem numero de conservantes e corantes!

"comi...não era assim tão bom...e agora..."

domingo, 30 de setembro de 2012

Pequeno-almoço...

Hoje, sob a forma de aproveitar os últimos doas de "verão" o pequeno-almoço foi no jardim. Tal como ensino nas nas consultas e workshops, é super importante esta refeição! 20% da ingestão calórica diária!

Eu pessoalmente dou-lhe mesmo importância! Ao que como, à forma, local, ...
No fundo se começarmos bem o dia tudo o resto será mais fácil!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Figos

Esta semana estive no Você na TV a falar sobre os figos.

Este fruto deveras expandido pelo mundo e com várias qualidades.

Tal como acontece com outros frutos, muitos considerão-no um fruto "engordativo"...pelo seu sabor doce, no entanto é um fruto com excelentes qualidades e não tanto "engordativo"...

É para já um fruto cheio de fibras, o que se torna bastante importante para uma manutenção de um intestino saudavel, dos valores de colesterol, triglicéridos,..
É um fruto com bastante Ferro, Cálcio, Potássio,...

E em termos calóricos, não tão hipercalórico quanto se pensa...

Cerca de 70 Kcal/100g fresco ou 234 Kcal/g seco.

Muitas vezes aconselho em consulta o seu consumo na versão seca, pela facilidade de transporte e ainda porque pela sua riqueza em fibra se torna um fruto bastante saciante.

Devemos ter no entanto algum cuidado com o seu consumo em diebéticos, e em pessoas com doenças de intesinos como polipos, doença de crown,...




segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em época de jogos Olimpicos...Portugal continua em baixo de forma...

Foi publicado na conceituada revista The Lancet um artigo sobre a prática de actividade física em 122 países a nível mundial...

Triste é o seu resultado para o nosso país...

54,4% das mulheres são inactivas e 47,5% dos homens...Temos uma média de 51% da população a praticar menos de 60 minutos de actividade física por dia!
Estamos mal...certo?

Pior ainda, ficam os adolescentes...cerca de 90% não se mexem sequer 60 minutos...É grave...uma vez que não são adquiridos hábitos de prática de actividade física...Não se fala de desporto! Fala-se de andar, caminhar...

Nem todos temos que ser atletas de alta competição...mas há que cumprir os mínimos!

Mexa-se! E motive os seus filhos para a prática de actividade física!

http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de-metade-dos-portugueses-com-mais-de-15-anos-e-inactiva-1555505
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ontem o meu lanche foi uma parte de uma fantástica melancia... É incrível, como um alimento pode ter muitas mais valias e ao mesmo tempo, algumas menos valias... Falo de algo muito típicos dos nossos verões...e só por isso já é fantástico! Com um número reduzido de calorias, mas que tal como acontece com muitos outros alimentos muito apetecíveis, acabamos por comer demais... Uma vez pobre em fibra, acaba por levar a uma elevação da glicémia, o que nos ais levar a ter um ataque de fome passado pouco tempo! Mas verifique como é rica em variadas vitaminas... Como em muito do que se refere à nutrição e levando o meu lema em diante...nada como uma certa moderação!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O melhor...

Muitas vezes quando se fala em nutricionista, pensa-se apenas no emagrecimento rápido ou na reaprendizagem de novos hábitos alimentares...no entanto uma das coisas mais motivadoras é ver a melhoria na qualidade de vida! A aprendizagem a tirar melhor partido de alguns alimentos... Comer sem passar fome!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Gordura vs Musculo...

Quantas vezes não sentiu a roupa mais larga e a balança nada acusa...ou o contrário...começou a sentir a roupa mais apertada e a balança não subiu? A resposta está diferença de densidade do tecido muscular e do tecido adiposo.. O tecido muscular é muito mais denso que o adiposo, logo, ocupa muito menos volume! Quantas vezes em consulta as pessoas não se preocupam única e exclusivamente com os dígitos que a balança apresenta? Por vezes são verdadeiras "guerras" entre mim e os meus pacientes que querem ver a balança a descer muito e eu nada preocupada, porque no fundo o que eu em muitos casos quero é que se perca gordura e se ganhe algum músculo e não que se perca unicamente peso!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Você na TV...sobre o Limão e os seus benefícios!

É um fruto fantástico pela sua riqueza em micronutrientes - vitamina C e E, vitaminas do complexo B, pro-vitamina A (Aquela dos olhos e da cenoura...), ferro, cálcio, potássio e um sem numero de outros componentes fantásticos e de óleos essenciais!

Para além de que o seu sabor e efeito adstringente nos alimentos dá origem a sensações fantásticas!

Aqui fica o filme da minha participação ontem - 26/06/2012 - no programa do Você na TV...sobre este fruto!



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Segundas sem carne...

Hoje, pensando no tema das 2ªs feiras sem carne a meio de uma consulta, apercebi-me de que para algumas pessoas, parece quase uma missão impossível...Para que come fora de casa, para quem está habituado a ter sempre carne ou peixe no prato...mas na realidade, existem tantas outras opções! Não precisamos de comer só vegetais...as leguminosas, onde ficam? E pratos bem diferentes de vegetais? Assados, em saladas bonitas, grelhados,... Toca a experimentar novos sabores e novas cores!

terça-feira, 29 de maio de 2012

À segunda é de vez...

Pareçe que é mesmo amanhã que vou estar no Você na TV para falar sobre celulite! Pelas 10h...logo na primeira parte..parece que pelo menos divertido vai ser!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A guerra dos queijos...

Se há guerra engraçada de enfrentar nas consultas é a guerra dos queijos...

Quando digo a alguém para comer queijo mozzarella, cai tudo..."Mas isso tem muitas calorias!" essa é a resposta habitual..Ao que se segue..."Bom é o queijo fresco!"...

Pois bem...
Aqui fica a grande diferença de calorias:

Queijo fresco: 240 Kcal/100g
Queijo Mozzarella: 263 Kcal/ 100g...

Dietas de emagrecimento...em forma de constatação...

Quem me conhece ou já foi às minhas consultas, sabe que eu tento ensinar quem me procura, uma forma de alimentação saudável, para que para além de se perder peso, ainda se consigam prevenir uma série de doenças que todos sabemos que estão relacionadas com a alimentação e se consiga para além do mais manter um nível de vida bastante razoável e activo.

Tento que quem realiza uma alimentação aconselhada por mim, consiga melhorar os seus níveis de energia, a capacidade de trabalho e no final, reduzir aquela irritação e vontade de comer ao final do dia.

No entanto, tem um senão...a perda de peso é mais lenta do que com muitas dietas do mercado...4 kg por mês em média...

Existem no entanto dietas bastante restritivas, cujo objectivo é a perda de peso rápida...

A questão que hoje me surgiu durante uma consulta foi...
Se por vezes, é difícil realizar uma dieta adequada, mas sem grandes restrições, sem alimentos muito complicados e comendo de uma forma relativamente coordenada...como será que há quem aguente, com uma vida habitual de trabalho, comer de uma forma restritiva ou com alimentos nem sempre acessíveis, ou pouco variada?

Francamente é uma duvida que me fica, como profissional e como mulher....

sábado, 12 de maio de 2012

A moda das lancheiras...

Estive a ler no Diário Económico um artigo sobre esta "nova" moda das lancheiras e o que a mesma representa para a carteira de quem trabalha fora.

É muito interessante como eu como nutricionista ainda tenho uma opinião mais extremista sobre o assunto!

A jornalista que escreveu este artigo, refere e com toda a razão que poupança pode rondar os 150€ mensais.

Eu vou mais longe.

Se para além dos almoços, levarmos ainda alguns alimentos para lanche, muito mais se poupará!
  1. Realmente é mesmo importante realizar várias refeições ao longo do dia!
  2. Se fizermos um lanche num café, dificilmente se gastam menos de 3€! O que ao final de 20 dias representa cerca de 60€/mês...
  3. Uma vez que se contarmos com um dia de trabalho de 8 horas, com mais uma hora para almoço, e mais 2 horas por fora, para as várias tarefas diárias obrigatórias, estamos a falar de cerca de 11horas fora de casa, se pensarmos que deveremos fazer uma pequena refeição de 3 em 3 horas, os 60€ quase triplicam!
  4. Para além do factor directo, ainda temos que contar que se aprendermos a cozinhar, as refeições podem tornar-se bem mais saudáveis, pela quantidade de sal, gordura e mesmo pela quantidade de alimentos ingeridos. Assim sendo vai prevenir um gasto que muitas vezes é desprezado... os gastos com medicamentos...
  5. Conseguirá controlar o seu peso de uma forma bem mais fácil...nisso pode acreditar!
Assim sendo, habitue-se a preparar a "lancheira", a ter sempre alimentos na gaveta da secretária e no carro, para um SOS!

domingo, 6 de maio de 2012

Em preparação... Idas ao supermercado...

Estou a preparar mais uma sessão para o meu programa "Em Roda da Mesa"...Desta vez algo mais prático que o costume, vai envolver a simulação de um supermercado, para que todas as opções que tomamos nessas "incursões" sejam analisadas para que os formandos melhorem as suas escolhas.

Ficam para já três sugestões:
Faça a sua lista de compras...
Não vá com fome...
Fuja das "mega" promoções! Bem como dos brindes!

sábado, 5 de maio de 2012

Segunda-feira sem carne

 
 por Gabriela Oliveira
 
Um dia por semana sem comer carne nem peixe para travar as alterações climáticas. A campanha Meatless Monday, que mobiliza mais de 20 países, arranca em PortugalA mudança de hábitos alimentares pode ter um grande impacto na protecção ambiental, na saúde e na carteira. Uma campanha internacional, iniciada nos EUA e agora em marcha em 24 países, apela ao corte do consumo de carnes por um dia. Às segundas-feiras.
Paul McCartney e as filhas, Stella e Mary, são os rostos mais visíveis destas Meatless Mondays, às quais já aderiram Bryan Adams, Sheryl Crow, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey. «Estamos a dar grandes passos para a redução dos problemas ambientais associados à indústria pecuária. Além de darmos um impulso à saúde, com a vantagem adicional de que os vegetais custam menos do que a carne», explica McCartney na página britânica do movimento (www.meatfreemondays.com).
A produção de carne disparou nas últimas décadas e é insustentável manter padrões de consumo tão elevados. «A pecuária intensiva é responsável por 18% da emissão de gases com efeito de estufa, como o metano, que contribui para o aquecimento global 23 vezes mais do que o dióxido de carbono. Cerca de 70% do solo arável mundial destina-se a alimentar gado e 70% da desflorestação da selva amazónica deve-se à criação de pastagens e ao cultivo de soja como ração», lembra Paulo Borges, mentor da iniciativa em Portugal.
Comer menos carne é uma das medidas mais rápidas e eficazes para combater o aquecimento global, defendeu Rajendra Pachauri, Nobel da Paz e presidente do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas: «Há uma grande emissão de gases com efeito de estufa no processo para se comer um bife, que começa com o alto consumo de pasto e cereais e a água necessária para criar uma vaca». Em declarações aos defensores de uma Segunda Sem Carne, no Brasil, Rajendra referiu ainda os gastos de energia com as câmaras frigoríficas que guardam este alimento e depois a despesa com o transporte e a própria confecção.
Estudos mostram que a produção de um quilo de carne de vaca liberta mais gases com efeito de estufa do que conduzir um carro e deixar todas as luzes de casa ligadas durante três dias. São necessários entre 13 a 15 quilos de cereais e leguminosas, e 15 mil litros de água potável, para produzir apenas um quilo de carne de vaca. A criação de animais para abate absorve demasiados recursos, que podiam ser usados no combate à fome, advertem as Nações Unidas.
Do slogan de guerra à cozinha de chef
O mote Meatless Monday é o velho slogan usado nos Estados Unidos durante a I Grande Guerra, que apelava à privação da carne à segunda-feira, a par de outros racionamentos, num esforço para suportar as tropas norte-americanas e apoiar a Europa, faminta e destruída.
Na época, cunharam-se moedas com este slogan, distribuíram-se folhetos e livros de receitas com menus alternativos. Em 2003, o lema renasceu em prol de uma vida mais saudável e em defesa do planeta. A cidade de Gent, na Bélgica, foi a primeira a aderir oficialmente ao ‘dia vegetariano’, seguindo-se São Francisco e outras localidades nos Estados Unidos.
A onda verde avança com chefs a reinventarem pratos irresistíveis sem carne. _É o caso dos míticos Jamie Oliver e u_Mario Batali, que participam no Meat Free Monday Cookbook, acabado de chegar às livrarias britânicas e norte-americanas. O livro de Paul McCartney, escrito em colaboração com as filhas, propõe um menu vegetariano completo para todas as segundas-feiras do ano, com as receitas favoritas da família e contribuições de celebridades.
Em Portugal, Rui Reininho é uma das figuras públicas que apoiam a campanha (www.2sem carne.com): «Há algum tempo que evito as carnes vermelhas e brancas; não são uma boa energia para mim. E ao domingo e à segunda-feira procuro fazer uma espécie de desintoxicação. Nada que os católicos não façam há muito, com o jejum e a abstinência», comenta o músico.
Quando era criança, Reininho acompanhava a mãe e o padrinho no trabalho e diz que foi criado a visitar matadouros e feiras de gado. «Sei o que isso representa ainda nos meus pesadelos», conta.
A actriz Sandra Cóias há muito que aplica os preceitos do vegetarianismo: «Não compreendo como o ser humano é capaz de criar e abater os animais de forma brutal. Mal tive a noção de que era possível viver sem os incluir na minha alimentação, decidi de imediato fazê-lo».
O guitarrista Joel Xavier e o coreógrafo César Augusto Moniz são outros dos nomes que apoiam a iniciativa, dinamizada pelas associações vegetarianas portuguesas e pelo PAN, o Partido pelos Animais e pela Natureza.

Proteínas a mais, saúde a menos
A carne e o peixe não são obrigatórios no prato, «menos ainda a todas as refeições e nas quantidades exageradas a que estamos habituados», reconhece a nutricionista Inês Gil Forte. A própria dieta mediterrânica vai mais longe do que esta campanha ao recomendar carne branca ou peixe «apenas duas vezes por semana e carne vermelha menos de uma vez por mês. Quanto aos ovos, até quatro por semana». As refeições devem girar «em torno dos produtos hortícolas», defende a nutricionista, «da combinação de cereais e leguminosas, que têm uma excelente concentração de aminoácidos».
Voltar ao arroz com feijão, às saladas de grão, às lentilhas e optar por cereais integrais e frutos secos é uma boa escolha à mesa.
«Ainda persiste a ideia de que apenas comendo grandes quantidades de carne ou peixe se consegue obter a proteína necessária e ter saúde, o que não é, de todo, verdade», assegura a nutricionista. Cada vez mais, a carne surge associada ao risco de desenvolver doenças cardíacas e vários tipos de cancro.
A campanha Segundas Sem Carne sai à rua com sugestões de receitas, alertando para «o impacto que o consumo excessivo de carne tem sobre a saúde humana, o ambiente e os animais».
Nas palavras de Mc- Cartney, «esta é uma mudança significativa ao alcance de qualquer um». Adiar a decisão? Até quando?
online@sol.pt
 
 

sábado, 28 de abril de 2012

Segunda-Feira Verde - Revista Tabu

Já foi ontem que saiu na Revista Tabu, do Sol, um artigo da autoria da Gabriela Oliveira, no qual participei com um imenso gosto..."Segunda-Feira Verde" - um dia por semana sem comer nem carne nem peixe para travar as alterações climáticas. A campanha da Meatless Monday, que mobiliza mais de 20 países, arranca em Portugal".
Hoje, Sábado, para muitos, dia de comprar e ler jornais...Não se esqueçam de dar uma olhadela!

Assim que conseguir colocarei um scanner do artigo...mas para começar a despertar o interesse...para os mais curiosos...aqui ficam 2 ideias de leitura...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bifinhos Activos?

São muitos os produtos alimentares produzidos pela Industria Alimentar que nos prometem um intestino super saudável...
No entanto, se tivermos algum cuidado com o que comemos, se soubermos realizar as melhores escolhas alimentares, sem duvida, vamos obter um intestino super saudável, o que representará uma enorme protecção para o nosso organismo!

Legumes, frutas, fibras, iogurte (simples!!!!), pão completo, água! São alimentos excelentes para a correcta manutenção das células desde nosso órgão tão importante!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

As diferenças...

Ontem fiz algo que raramente faço hoje em dia...fui almoçar ao Centro Comercial...
Fã de sushi e afins, lá fui a uma loja de "fast-food" de comida com origem japonesa...

E achei muita piada a vários acontecimentos...
1 - a frequência era toda ou 99,9% feminina,
2 - os homens passavam, olhavam e seguiam para o restaurante típico português...
3 - as amigas levavam as amigas a experimentar algo novo...
4 - na busca do que é magro, light e mais umas quantas palavras do género...muitos erros se cometiam por ali, mas sempre a pensar...não são batatas fritas...
5 - será que um cone de arroz, com peixe lá dentro, que é colocado dentro de óleo, não é um frito?

Nada contra o restaurante ou a comida que lá se serve...até porque gosto...atenção é às escolhas...porque não é o ambiente clean do restaurante, ou a forma pouco gorda como tudo nos é apresentado, que faz da comida melhor ou mais saudável!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lanches...

Hoje dia de muito e disperso trabalho...para dar o exemplo, a minha carteira está cheia de pequenos lanches...assim poupo algum dinheiro...e tenho a certeza de que conseguirei fazer todos os lanches necessários...para evitar chegar a casa cheia de fome! Exemplo... 1 iogurte 1 caixa com nozes e amêndoas sem sal 1 sandes com queijo flamengo E claro, para já uma garrafa de água de 0,5l que será reenchida as vezes que for necessário! Bom dia de trabalho! Ou de ferias...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Educação Alimentar...

Depois de duas semanas super completas a realizar sessões de educação alimentar para adultos, também chamadas de formações na REN...
Amanhã em tempos de férias de Páscoa, é dia de sessão de educação alimentar para as crianças da colónia de férias do ACP...na Biblioteca Cosmelli Sant'Anna - http://www.bcosmellisantanna.blogspot.pt/ - porque é em criança que se ganham muitos hábitos alimentares...

sexta-feira, 30 de março de 2012

Você na TV no dia 27/03/2012

Aqui fica o vídeo do excerto do programa do Você na TV de dia 27 de Março, no qual participei.

Espero que gostem..


segunda-feira, 26 de março de 2012

Na TVI...já amanha!

Amanhã de manhã estarei novamente no programa da manhã da TVI! Pelas 11horas... Não percam...muito interessante tanto para homens como para senhoras...ahahah!

sábado, 24 de março de 2012

Leite de Vaca...ou bebida de soja...resposta a questão!

    • Olá Dra. Inês


      (...)


      Entretanto estive a ler alguns dos posts do blog e não consegui encontrar a resposta a uma questão muito badalada e que hoje se debateu entre mim e alguns colegas num dos intervalos entre treinos e nos quais aproveitamos para debater algumas ideias...o que debatemos hoje foi "o que beber, leite de soja ou leite de vaca?" Também já tive a ver outros blogs e sites mas não consegui achar nada em concreto e nada que tenha alguma base para podermos ter a certeza do que está escrito...gostava entao se possível que me desse a mim e aos meus colegas algumas luzes do que pensa acerca do assunto

      Um beijinho e continuação de bom trabalho

    • Olá Tomé!

      Como está?

      Bem quanto à questão que me coloca...é uma pergunta muito difícil de responder, acredite!

      A meu ver...
      O leite de vaca tem algumas desvantagens:
      1- É muito rico em lactose, o seu açúcar, relativamente ao qual, muitos de nós somos intolerantes ou até mesmo alérgicos. O que causa más digestões, inchaços,...deve ser por esse motivo evitado antes da prática de qualquer exercício físico.
      2- É rico em gordura saturada, principalmente o meio gordo e o gordo.
      3 - Apesar de ser proibido, e eu própria já tive algumas discussões com veterinários sobre o assunto, eu penso que deve ter bastantes antibióticos e medicamentos, que são dados às vacas, tal como nós sabemos.

      Por sua vez, se consumirmos iogurte, a lactose, por exemplo é processada e deixa de ser "prejudicial"

      As bebidas de soja, por sua vez:
      1- Possuem maior quantidade de gordura/100ml que o leite de vaca. Apesar de não ser gordura saturada, a qual, como sabemos, leva ao aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos, no caso de pessoas em que seja necessário controlar o peso, também não é vantajoso.
      2- Apesar de não possuir Lactose, possui sacarose, o que também pode não ser 100% benéfico.
      3- A apesar de muitos serem suplementados com vitamina D e cálcio, será que os mesmos são devidamente absorvidos e aproveitados?

      Assim, a meu ver, se o objectivo é o consumo de cálcio, vitaminas,...
      Nada como o iogurte e o queijo, como lacticínios e as couves, as oleoginosas, e muitos vegetais como fonte de cálcio.
      Para a vitamina D...o importante é apanhar sol!
      Mas directa ao assunto...leite de cabra...ehehe...ao menos não podem ser produzidas em série!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Sessões sobre Nutrição

Ontem comecei uma série de sessões sobre nutrição/alimentação na REN...
(Engraçado...apenas agora associei que passei o tempo a falar de energia para quem transporta energia!)

Aí pelo 3º slide da apresentação, surgiu a famosa questão...da água e as quantidades aconselháveis para o dia, bem como as diferenças entre homens e mulheres.

Claro está que por estes lados muito tenho escrito sobre o assunto, mas, não esqueçam que tudo o que acontece no nosso organismo necessita de água! Todos os processos...

E água não são refrigerantes, nem café!

Quanto muito, estamos a falar de tisanas, sopa, legumes, fruta,...esses sim, transportam água e não desidratam!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Lanches para idosos

E assim como as crianças são uma preocupação para os pais...Os idosos também têm as suas necessidades especiais! Assim, aqui fica o texto sobre lanches para idosos!

Muitas vezes verifica-se que os idosos não têm o hábito de lanchar. Porque estão sós, porque não têm vontade, porque estão a dormir, porque não entendem a sua importância… Um sem número de pequenas causas, mas que levam a grandes consequências!
 
Não nos podemos esquecer que um dos grandes problemas com que os idosos se deparam é a perda de sensibilidade para o sabor doce e salgado, o que os leva a exagerar no que toca a alimentos que contém estes sabores. Como se sabe, tanto os alimentos doces, como salgados, estão associados às doenças crónicas típicas desta idade, como por exemplo hipertensão arterial, diabetes ou obesidade, em alguns casos.
 
Assim, ficam ideias para alguns lanches que são de fácil preparação e claro com alimentos que os idosos normalmente gostam! Não se esqueça, que a aparência das refeições, por mais simples que sejam é sempre muito importante! Claro que, adaptado ao outono...ou não será esta a altura das castanhas e outros frutos do género?
 
•1 Iogurte natural e 2 ameixas secas e uma chávena de infusão de menta
•1 Sumo de laranja natural e uma fatia de pão centeio com queijo flamengo
•1 Copo de leite meio-gordo ou magro com uma pêra
•1 Infusão à escolha com uma fatia de pão e um dióspiro
•1 Chávena de chá e 4 castanhas assadas
•1 Chávena de chá, 5 avelãs e um iogurte
•1 Chávena de leite com cacau com uma fatia de pão centeio com fiambre de aves
•1 Chávena de infusão com uma fatia de pão com uma colher de sobremesa de compota

O que comer nos intervalos das aulas

Aqui está um dos textos que escrevi para o Movimento Hiper Saudavel.

Muitas vezes as mães já não sabem o que dar aos seus filhos para o lanche. Assim, aqui ficam algumas sugestões!

Se os adultos necessitam de realizar várias refeições ao longo do dia para conseguirem executar todas as tarefas a que se predispõem, as crianças necessitam de igual forma!
 
Estas, para além das aulas e da atenção que deverão prestar nas mesmas e em todos os processos de aprendizagem, passam ainda algum tempo a correr, saltar ou jogar à bola...pelo menos é isso que todos esperamos que consigam fazer, para que não ganhem peso e tenham um crescimento físico e psíquico saudável!
 
Mas se é difícil programar lanches saudáveis e variados para adultos, para crianças a dificuldade torna-se muito maior! É preciso variar, tornar os alimentos apelativos e fugir aos bolos da moda, os refrigerantes com açucar, os iogurtes carregados de açucares refinados, o pão refinado e as gorduras! Assim ficam algumas sugestões, para levar para a escola, para os passeios em familia ou para quando estão em casa...
 
Para lanchar em casa:
•Um sumo de fruta natural diluido (50% de fruta e 50% de água) com um pão de mistura ou centeio com queijo flamengo.
•Um copo de leite com uma fatia de pão alemão e duas fatias de queijo fresco.
•Um iogurte com uma fatia de pão centeio e uma colher de sobremesa de compota.
•Um gelado de frutas caseiro, feito com iogurte natural e fruta.
•Uma espetada de frutas variadas com um iogurte.

 
Para lanchar na escola:
• Um pacote de leite, com uma bolinha pequena de mistura com queijo flamengo ou uma colher de sobremesa de compota.
• Um pacote de leite com uma barra de cereais caseira (porque não leva as crianças para a cozinha e as ensina a cozinhar?).
• Um iogurte liquido e uma peça de fruta.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma Sopa que pode ser uma refeição...

Quem me conhece, sabe que não sou muito a favor das "pseudo" sopas de legumes...nem das canjas...

Mas achei esta receita original e bastante agradável para o jantar!
Claro está que juntei um pouco de cardamomo e gengibre à receita original e que em vez de natas, coloquei leite de coco.

Sopa de frango com legumes

INGREDIENTES:1 peito de frango 1 litro de água
½ pimento vermelho
1 pedaço de aipo
1 cháv. de cogumelos pequenos (se possivel frescos)
1 cm de gengibre
Azeite
Sal e pimenta
½ limão
4c. (sopa) de leite de coco
1 bago de cardamomo
Coentros frescos

PREPARAÇÃO:Coza a carne em 1 litro de água temperada com um pouco de sal. Corte o pimento e o aipo aos pedacinhos e refogue ligeiramente com um pouco de azeite.
Regue com o caldo do frango e cozinhe em lume brando durante 15 minutos. Junte o cardamomo e o gengibre. Rectifique o sal e tempere com pimenta e sumo de limão.
Desfie a carne e junte-a à sopa e retire do lume quando retomar a fervura. Incorpore o leite de coco e misture bem. Sirva a sopa quente decorada com folhas de coentro.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Resposta a questão sobre molho de tomate

Recebi hoje uma questão sobre a receita da semana passada -   Peitos de Frango no Forno
Boa tarde, Tenho uma dúvida relativamente a esta receita. Quero experimentar fazê-la, mas gostaria de saber como é o molho de tomate de que fala? Pode ser polpa de tomate? Ou é outro especifico?

Obrigada
Susana Jesus


Aqui fica a resposta:
 
 Boa tarde,

Pode ser polpa de tomate, no entanto, por gosto pessoal, prefiro sempre fazer o molho de tomate em casa.
5 tomates maduros, 1 cebola, dois dentes de alho, um pimento amarelo e laranja, tudo ao lume durante uns minutos. Tritura, acrescenta uns oregãos e já está! Depois é só colocar por cima!
Boas refeições!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A criança do campo e a criança da cidade...

Acabo de ler um artigo do jornal I que para mim, foi o desmistificar de muita coisa...
Toda a vida pensei que as crianças da cidade seriam um pouco mais sedentárias que as crianças de zonas rurais...mais ligadas a tv, playstation,...
No entanto, o que este artigo descreve é exactamente o contrário! Para mim foi uma surpresa!
Isto significa a meu ver que há mesmo muito a fazer!

Vale a pena ler!
http://www.ionline.pt/portugal/jovens-rurais-mais-propensos-obesidade

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nova questão sobre o pão

Há 2 dias posteis um artigo sobre as tão "queridas" bolachinhas...

Hoje, recebi uma questão, que vagueia pela cabeça de muita gente...
Aqui fica ela:

Mas o engraçado é que quando se vai a nutricionista, ela nos manda comer bolacha maria integral e várias durante o dia dia, Pão é só integral e só durante a manhã. Será errado?
Obrigada

Lena Santos, obrigada pela sua questão!
A Nutrição é uma ciência que não só está em constante evolução, como também, encontra várias versões contrárias quanto à melhor forma para nos alimentarmos, ou para emagrecermos. Principalmente no que se relaciona com o emagrecimento e com as chamadas "dietas rápidas", existem milhentas versões e teorias.

No entanto, e a meu ver, devemos sempre seguir uma dieta o mais rica possível em termos de variedade, uma dieta que se possa seguir ao longo dos anos, e acima de tudo, com alimentos pouco processados e com a menor quantidade possível de produtos produzidos com ingredientes "industriais".

Eu sou 100% a favor do consumo de pão em detrimento das bolachas, bem como do consumo de iogurte e sementes para consumir ao logo do dia.

Já escrevi ao longo dos anos alguns artigos exactamente sobre este assunto.
Por exemplo Em guerra com o pão porquê?, ou Pão escuro, o mais calórico?, entre outros.

Mas sendo rápida e concisa, o pão de centeio, de milho, de mistura ou integral (e cuidado com o tipo de pão integral, porque muitos são uma farça!), contêm maior quantidade de fibras, vitaminas (por exemplo do complexo B), minerais (como o cálcio ou o magnésio)e outros nutrientes bem preciosos, ao contrário das bolachas, sejam elas integrais ou não, que usualmente, estão cheias de gordura, principalmente saturada e trans e que são compostas por hidratos de carbono simples!
Já para não falar da quantidade de calorias...

Cavala - o peixe dos pobres?

Acabei de ouvir uma excelente reportagem na TSF sobre o consumo de cavala...
Sabia que grande parte da cavala pescada em Sesimbra é exportada para Espanha para dar aos atuns de aquacultura?

Eu não imaginava!
Bem sei que não faz parte dos hábitos alimentares de grande parte dos portugueses, no entanto, aquele que é o peixe mais barato de todos, é nutricionalmente muito rico! Para além do mais, é um dos peixes que encontramos na dieta mediterrânica desde sempre!

Fazendo uma pequena pesquisa encontram-se algumas receitas práticas e saborosas que podem tornar este pequeno peixe, algo bem mais interessante!

Rico em ómega 3, rico em proteína animal constitui uma excelente alternativa a outros peixes bem mais caros e ao mesmo tempo podemos sempre variar!

Fica o link para a peça da TSF:  http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2291849




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Peso Correcto para bebés que comem com os dedos?

Li hoje um artigo que achei deveras interessante sobre a forma como os bebés comem.
Tem até uma certa razão a meu ver, tendo em conta que desta forma os bebés poderão comer alimentos com maior percentagem de fibras, bem como habituarem-se a pouco e pouco à mastigação...

Os bebés que comem com os dedos tendem a alimentar-se melhor e a crescer com o peso correto comparativamente aos que são alimentados através da colher, concluiu um estudo publicado pela revista British Medical Journal.

O estudo, realizado em 155 crianças entre os 20 meses e os seis anos e meio, foi baseado num questionário feito aos seus pais. Noventa e dois bebés foram alimentados pelo método a que chamaram «bebé serve-se sozinho», que consiste em deixar as crianças comer pequenos pedaços de alimentos de textura sólida, e os outros 63 foram alimentados pelo método tradicional: alimentos reduzidos a puré e dados com uma colher.

Os investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) mostraram que os hidratos de carbono, como pão e massas, eram os alimentos preferidos pelos bebés que se alimentavam com os dedos, ao passo que os outros preferiam alimentos doces, sendo que aos bebés alimentados por colher eram também oferecidos hidratos de carbono, frutas, legumes e proteínas.

De acordo com os investigadores, os hidratos de carbono apresentados sob forma sólida podem atrair mais as crianças pela sua textura, que se perde quando os alimentos são reduzidos a puré, ou então podem simplesmente ser mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne.

«O nosso estudo sugere que o método bebé serve-se sozinho tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos que estão na base de uma alimentação saudável, como os hidratos de carbono. Isso tem implicações no combate contra o aumento da obesidade nas sociedades contemporâneas», afirmam os autores do estudo.
 por Lusa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma maçã e uma bolachinha...

É tão comum as pessoas comerem uma maçã e uma bolacha ou um iogurte e uma bolacha...
Tudo porque se diz por aí que o pão engorda!
Eu não concordo!
Primeiro, o pão não engorda!
Segundo, as "bolachinhas" essas sim engordam....e não são só as de pepitas de chocolate,....também as de água e sal ou Maria são bastante ricas em açúcar, gordura, sal e outros produtos utilizados pela industria alimentar e que são tão desnecessários!
Aumentam a glicémia, aumentam a ingestão de gordura pelo nosso organismo, os riscos de ateroesclerose...e claro está...a tendência para engordar.

Assim sendo, se não quer comer apenas uma peça de fruta, ou um iogurte, junte uma fatia de pão.
Pão centeio, milho, mistura...mas deixe-se de bolachadas!


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Receita da Semana - Peitos de frango no forno

Peito de Frango (4 porções)

Ingredientes:
  • 4 peitos de frango (400g)
  • Sal, alho, cebola a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100g de queijo para gratinar
  • 1 chávena de molho de tomate


Tempere o frango com o sal, o alho, a cebola e a salsa.
Grelhe o frango numa placa untada com o azeite.
Coloque os peitos de frango num recipiente para ir ao forno e distribua o queijo sobre os mesmos.
Cubra com o molho de tomate.
Leve ao forno para gratinar.
   
Composição nutricional para 1 porção:

Calorias 155
Proteínas 45,5%
Hidratos de Carbono 13,3%
Gorduras 41,2%
Fibras 0,5g
Colesterol 92mg

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A mini lista...

Existem alguns alimentos que a meu ver são essenciais ter em casa, no local de trabalho, no carro, ou até mesmo na carteira, para aquelas alturas de SOS em que tudo se complica e de repente a fome aperta e a solução é única e apenas recorrer a produtos de pastelaria, muitas vezes, para além de mais caros, com uma reduzida qualidade nutricional...
Assim, aqui ficam alguns exemplos:
  • Oleoginosas - nozes, avelãs, amêndoas, cajus
  • Frutos secos - ameixas, alperces, figos bagas goji, ou até mesmo passas de uva (sim, têm uma elevada concentração de açúcar, mas se comidas com moderação e nas quantidades em que comeria se fosse fruta fresca, está a aproveitar as fantásticas vantagens da fruta!)
  • Barra proteica, aqui não me refiro, às comuns barras de cereais
Este entre outros alimentos, devem fazer não só parte do nosso dia-a-dia, como também devem servir de SOS em alturas criticas! O que devemos mesmo evitar são os ataques de fome, tão comuns, ou os "assaltos" à dispensa ou à pastelaria mais próxima!

Planos Alimentares na Revista Bebé Saúde

Hoje deixo-vos o scanner dos planos alimentares realizados por mim para a Revista Bebé Saúde, para as várias estações do ano e para as 2 grupos etários.
Comentários, serão bem vindos!








sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Receita da Semana - Uma entrada diferente!

Legumes Grelhados com Salsa

Esta receita, poderá também ser utilizada como acompanhamento de um prato principal.

1 beringela grande
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 cebola vermelha
1 cebola branca
1 alho-frances
1 cabeça de funcho
1 dente de alho
1 tomate
1 colher de sopa de azeite
Pimenta
100g de salsa


Corte todos os legumes às fatias, excepto o alho

Aqueça alguma água num yacho até que levante fervura. Junte os legumes à água a+enas durante 3 min. Retire -os, coloque num passador e passe-os em água corrente para arrefecerm. Seque-os num pano.

Esmague o alho e misture-o com um pouco de azeite e pimenta moída.

Aqueça o grelhador até à temperatura média, disponha os legumes num tabuleiro de ir ao forno e deite um fio de azeite sobre eles. Coloque sob o grelhador durante cerca de 7 min, volte os legumes e repita.
Não deixe os legumes queimarem; quando começarem a alourar, remova-os do grelhador ou volte-os.

No inverno são óptimos quentes, no verão frios! Não se esqueça é de colocar a salsa para aromatizar!


Que mais valias obtemos nesta receita?
Vitamina C, betacarotenos, selénio, zinco e cálcio! E uma reduzida quantidade de calorias!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nova Roda ou Piramide dos Alimentos

Sem duvida, as ciências da Nutrição estão em constante progresso e evolução!
Não só nos casos de Nutrição Clinica pura e dura, mas também no que se trata de Saúde Pública.
Por esse motivo, a Harvard School of Public Health acaba de lançar um novo guia para alimentação saudável.
O "Healthy Eating Plate".





Neste novo guia, encontramos algumas novidades, relativamente às suas recomendações.
Aqui ficam algumas delas:
  • Faça metade do seu prato com vegetais e verduras. As batatas não contam! (eu nas consultas ainda acrescento as leguminosas, o milho, esses alimentos vão para outro lado!)
  • Consuma cereais integrais (não é pão integral apenas!) sempre que possível!
  • Consuma fontes de proteína saudáveis! Peixe, frango, peru, leguminosas, nozes e outras oleoginosas. Evite as carnes vermelhas, bacon, carnes frias,...
  • Prefira os óleos vegetais, como o azeite, o óleo de canola,
  • Beba água, café e chá (Aqui está uma enorme novidade!!!). Limite o leite e seus derivados a 1 ou 2 porções por dia (uau! tenho mesmo razão no que digo!). E claro, cuidado com os sumos e evite a adição de açúcar e os refrigerantes!
  • Mantenha-se activo!
Este prato foi desenvolvido por investigadores, sem a pressão da industria alimentar (algo com importância!).

Poderá ler e aprender mais aqui.






terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Receita da Semana - Pão Pitta com atum, cogumelos, salsa e limão

Esta receita poderá ser uma opção para um lanche diferente do habitual pão com queijo ou eventualmente um almoço rápido, leve, de fácil transporte e conservação.

185g de atum em conserva de água (como costumam dizer nas consultas, da lata azul)
200g de cogumelos cortados finos (os de lata, bem lavados servem, mas vale a pena experimentar os frescos!)
1/2 colher de sopa de azeite
100g de salsa
Sumo de 2 limões
Sal e pimenta (cuidado com o sal...aumenta a retenção de líquidos, já para não falar no resto)
2 pães pitta

Coloque o atum numa taça e desfaça-o com um garfo. Junte os cogumelos, o azeite, a salsa, e o sumo de limão, misture bem. Adicione o sal e a pimenta a gosto.

Torre os dois pão pitta ate incharem e recheie com salada.
Está pronto para levar!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resposta a Dúvida...Substituir a carne

Uma vez mais recebi uma duvida bem colocada...

"ola inês, esclarece-me uma duvida, deixei de comer carne à 2 meses, quais são os substituos dos nutrinetes da carne, notando que sou alergico a alguns frtuos secos e nao bebo leite há 3 anos :)? beijinhos"

Ora bem, o melhor alimento para substituir a carne, em termos de aminoácidos é a quinoa, um pseudocereal, que poderá ser colocado na sopa, cozinhado isoladamente, como acompanhamento de peixe, legumes ou outro.

Qualquer uma das leguminosas que conhecemos, também são boas fontes de proteinas, como o grão, o feijão, as ervilhas, as favas ou as lentilhas.

Ainda comes ovos?
Se o fizeres até 7 por semana não incorrem de qualquer ricos, principalmente porque praticas imensa actividade física!

Iogurte, manténs? Queijo?

São tantos os substitutos da carne, que acho que não há motivo para preocupações!

Claro está, que a tradicional soja....e seus derivados também são muito interessantes!